domingo, 15 de maio de 2011

Perder

Perder: v.t. Ficar privado de, deixar de ter (algo que se possuía), deixar (alguma coisa) extraviar-se. Ficar em situação desvantajosa, ter mau êxito. Arruinar, desgraçar. Deixar de presenciar. v.pr. Errar o caminho, extraviar-se; deixar de ser visto ou ouvido; desaparecer, esvaecer.


            Perde-se a noção do tempo, alguém querido, o ônibus, um pé do par de sapatos, o contato com antigos amigos, a confiança, amores... Perde-se tudo. E quando achava que já tinha perdido tudo o que poderia perder, descobri que estava engada. E assim acabei perdendo até a minha certeza.
            Dizer que não se pode perder o que não nos pertence, é um grande erro, pois hoje perdi aquilo, que em momento algum, me pertenceu. Por muito tempo estive procurando no lugar errado, no momento errado e na pessoa errada.
            Acreditava em finais felizes (não em contos de fada), acreditava que a felicidade esperava por nós em algum lugar do mundo – talvez um cantinho um pouco escondido, mas existente – que um dia fosse abrir minha janela e iria dar de cara com a pessoa, não a perfeita, mas a ideal, me esperando.
            Agora a incerteza me consome, não consigo mais acreditar em pessoas boas, vida sem guerra e no papai-noel... [há há há] Pois até o bom velhinho, no fundo, é o monstro do armário. Sim, perdi a confiança nas pessoas, quero acreditar que a bondade – corrigindo, a humanidade – ainda habita o coração humano, mas não aposto minhas fichas no homem. Ele perdeu minha fé.
            Perdi também a esperança, sabe aquela, a tal da “última que morre”? Isso, essa mesma... Ela se foi. Mais uma que foi perdida no caminho. Esperança de encontrar o que não foi perdido; esperança de encontrar o que um dia me pertenceria, encontrar a prosperidade, que tanto nos foi prometida.
            E, se um dia, se der conta de que não está saindo do lugar, é sinal de que está dando os passos errados. E não pense que só ficar parado esperando o caminho certo aparecer, para poder acertar o passo, irá adiantar, pois assim, perderá também seu tempo.
            Hoje, tudo o que sei, é que vivemos perdendo, e perdendo novamente. Mas se desistirmos de alcançar nossos objetivos, perderemos também a oportunidade de ganhar.
           
“É melhor atirar-se à luta em busca de dias melhores, mesmo correndo o risco de perder tudo, do que permanecer estático, como os pobres de espírito, que não lutam, mas também não vencem, que não conhecem a dor da derrota, nem a glória de ressurgir dos escombros. Esses pobres de espírito, ao final de sua jornada na Terra não agradecem a Deus por terem vivido, mas desculpam-se perante Ele, por terem apenas passado pela vida.“
Bob Marley

            Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o que, com frequência, poderíamos ganhar, por simples medo de arriscar.”
William Shakespeare