segunda-feira, 23 de agosto de 2010

HOJE


Hoje é simplesmente hoje. Ontem não foi igual à hoje, nem amanhã será igual à hoje. Nunca é igual, e nunca será igual. Hoje tudo muda, todo novo “hoje” é diferente. Passamos muitos dias construindo uma escada, arquitetando sua estrutura, aos pouquinhos, para que depois de muito tempo, ela seja segura e consiga sustentar o peso de toda a carga que fomos juntando. É um caminho longo, porque a escada é alta, tortuosa, cheia de imprevistos e obstáculos no caminho. E o pior, ela não tem fim, está em constante formação.
Mas, de repente, chega HOJE, e parte da escada desmorona, colocando em perigo toda a estrutura. Mas ainda não chegamos à altura certa, então, para que todo o trabalho não seja em vão (e nunca é, pois sempre levamos algo para nossa vida) temos que parar, voltar um pouco abaixo, concertar o dano, até mais reforçado do que antes, e depois então, seguir novamente construindo.
Hoje, pude perceber que nos preocupamos tanto com o destino final da escada, que esquecemos que dar valor ao que realmente a sustenta, passamos todos os dias pelos mesmos degraus e não nos permitimos ver as rachaduras. Daí quando tudo vem a baixo, vemos que a queda poderia ter sido evitada.
O que você leva tanto tempo para construir, em um único dia, HOJE, pode vir abaixo.
Nos importamos tanto com coisas, que agora vejo, ser  tão banais, tão insignificantes dentro do contexto geral, que a vida, deixando de lado, coisas simples, que fazem toda a diferença HOJE. Não ontem, nem amanhã, hoje!
Penso que, certos momentos, precisamos de um “tapa na cara” para compreendermos que estamos fazendo algo de errado, ou de certo modo, inútil, que não trará benefício algum na nossa caminhada. Pode doer muito este “tapa”, mas doerá hoje, amanhã ele vai ser só passado e quando a dor passa, concluímos que foi bem melhor assim.
Sei que já é clichê, mas tudo o que temos é HOJE. Não se vive de passado, nem se pode prever, ou até mesmo, controlar o futuro. No fundo não temos controle de nada. Temos o DIREITO de fazer escolhas, mas não temos o controle de que acontecerá o que queremos, ou se dará errado, ou se vamos mudar de ideia... Enfim, de nada.
Então temos que viver ao máximo hoje. E falo não como uma pessoa leiga no assunto, já levei muitos “tapas na cara”, já tive que voltar e reconstruir alguns degraus, mas no fim valeu o aprendizado. Não digo que toda a queda é “inevitável”, porque a vida não é justa, e isso todos já sabem. Há coisas que não temos como evitar, momentos que tem que ser vividos, mas até que eles cheguem, temos que aproveitar o máximo que der, não permitir (tentar evitar) falhas. Foi preciso algo ruim acontecer, que mudou tudo, um degrau muito importante cair, para perceber o quanto me importo com meus amigos e com minha família ainda muito mais. O quanto uma pessoa faz TODA a diferença na nossa vida e que a partir de hoje, nada mais será igual.
 Mas se ao deitar a cabeça no travesseiro à noite e conseguir dizer: “hoje fiz/disse tudo o que eu queria ter feito/dito, mesmo com todos os imprevisto que ocorreram”. Então HOJE terá valido à pena. Hoje é simplesmente hoje. Ontem não foi igual à hoje, nem amanhã será igual à hoje. Nunca é igual, e nunca será igual.